top of page
cores_Prancheta 1 cópia 7.png

Tempo é dinheiro!

É o que afirma a Teoria do Desvio Produtivo do Consumidor! Ela admite que o tempo gasto pelo consumidor para resolver problemas em razão de falhas na prestação de serviços ou no fornecimento de produtos pode gerar dano e é passível de indenização!


A teoria vem ganhando especial relevância no cenário jurídico brasileiro e isso deve despertar cada vez mais nos empreendedores a consciência da importância de solucionar problemas causados aos consumidores em razão de falhas no fornecimento de produtos ou serviços com agilidade e eficiência.


Segundo o seu próprio criador, o advogado Marcos Dessaune, a teoria do desvio produtivo do consumidor promoveu uma valorização do tempo de vida e o elevou à categoria de bem jurídico, o que lhe garante maior proteção jurídica e possibilita a indenização pelo tempo desperdiçado para tentar resolver problemas de consumo, que o fornecedor tem o dever de não causar!


Em resumo, com a aplicação da teoria do desvio produtivo, o fornecedor de produtos e serviços pode vir a ser condenado a indenizar o consumidor caso, em razão de uma falha no produto ou na prestação do serviço, o consumidor seja obrigado a gastar significante quantidade de tempo para resolver algum problema.


Com a aplicação cada vez mais frequente da teoria do desvio produtivo, empreendedores são desafiados a desenvolverem estratégias eficientes para a solução rápida de problemas relacionados a oferta de produtos e serviços.


Solucionar os eventuais problemas rapidamente é a chave para evitar causar danos aos consumidores e, consequentemente, arcar com indenizações.

Merece especial atenção que não é suficiente apenas pensar em estratégias para evitar problemas, as quais, não entenda mal, também são extremamente importantes, mas é necessário estruturar estratégias para solucionar rapidamente e de forma eficiente os problemas que, por ventura, ocorrerem apesar dos métodos de prevenção adotados.

Comments


bottom of page